quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comentários sobre o exercício realizado ontem no ensaio:

Foi um bom exercício?
Sim.
Porém, eu gostaria de comentar alguns aspectos que acho merecerem destaque e a atenção de todos os atores deste projeto.
Esta peça ("UMA NOITE COM AGATHA CHRISTIE") é um texto que, para resultar num bom espetáculo, deve ser trabalhado em detalhes. Os principais seriam: a construção realista das personagens, especialmente no que diz respeito ao trabalho corporal, à postura de cada uma. Esse trabalho de criação corporal, é fundamental neste início da criação das personagens. No exercício de ontem a maioria dos atores buscou tais comportamentos, alguns com bastante empenho, e os resultados para este primeiro exercício foram bons, mas, evidentemente, essa construção terá de ser aprofundada. Outro ponto ainda não trabalhado diz respeito aos universos de cada uma das personagens, ou seja, suas motivações, suas intenções em cada uma das cenas, em cada diálogo. Para esta construção é preciso que cada ator e atriz construa mentalmente este seu universo. O questionáro que enviei a cada um de vocês contém perguntas que visam abrir portas para esta fantasia, para este universo interno. As respostas servirão para o diálogo entre o diretor e os atores, individualmente, onde será estabelecido quem é e como age e reage cada personagem. Tais "histórias" construídas pelos atores sobre quem é e como age sua personagem fortalecerão os subtextos para tais ações e reações. Evidentemente, o público não terá o conhecimento de tais histórias internas, mas, vocês, como intérpretes estarão mais seguros, mais fundamentados, nas personagens e, por isso, sua atuação estará mais "orgânica", mais integrada às propostas e conteúdos de cada cena.

- Leva tempo para conseguir tornar orgânicos as ações e reações de personagens? 
Sim, leva tempo.

- É preciso mesmo que eu compreenda minúcias da minha personagem, uma vez que essas minúcias não vão ser vistas pela platéia?
Sim, é preciso que você esteja o mais seguro(a) possível sobre as convicções de sua personagem e para isso, mesmo aqueles detalhes "invisíveis" fazem a diferença para uma boa representação.

Tentem criar nas respostas de seus questionários uma histórinha que para você seja significativa. Coloque detalhes nela que, para você sejam interessantes. Detalhes que sejam motivadores de como e por quê sua personagem é do jeito que ela é, age como ela age, reage como ela reage.
Qual o caráter dela?
Quais as intenções dela quando se realciona com as outras personagens?
Que idéia a sua personagem tem sobre as outras personagens?
Por quais delas você sente atração e por quais sente repulsa e por quê você age assim com uma e de outra maneira com outra personagem?
Como reage numa situação estressante como a que estão as personagens - trancadas numa casa, impedidas de sairem e correndo risco de vida? Nessa situação limite, como sua persoangem se defende?
Respondendo perguntas como estas, entre várias outras, nós determinaremos quem é cada personagem e, a partir destes perfis, poderemos construir cada cena com maior propriedade e profundidade.
Estudar o texto não quer dizer decorar o texto.  
Decorar não ajuda em nada neste momento de construção, aliás atrapalha. Estudar o texto pode ser, por exemplo, reformular a maneira como ela (a sua personagem) poderia dizer a mesma coisa que está dizendo numa fala, com outras palavras. Ou, por exemplo, escrever ao lado da fala de outra personagem, o que a sua personagem está pensando quando a outra fala. O que ela está achando da situação, se ela está acreditando no que ouve ou não, etc... etc... etc...

Como vocês podem ver este novo trabalho exige bastante e é muito desafiador, não é?
Mas, é exatamente por isso que é interessante.
Acho que conseguiremos, com empenho, realizar um bom trabalho. Depende apenas de nós, de nossa dedicação, de nosso trabalho.
Um beijo

Até quinta-feira, às 20 horas, no Ivaí.

Enéas Lour 


Nenhum comentário:

Postar um comentário